segunda-feira, 2 de maio de 2016

Infonet completa 20 anos


Hotsite:

Infonet completa 20 anos.

A empresa genuinamente sergipana completa duas décadas em maio. Conheça um pouco dessa instituição que traz tecnologia e informação ao seu dia a dia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado originalmente no Portal Indonet.

História da Infonet.

Em uma época em que internet era novidade, surgiu a Infonet. A empresa genuinamente sergipana foi criada em 1996, inicialmente, para produção de softwares. A Infonet rapidamente alcançou novos voos, tornando-se provedor e oferecendo, de forma pioneira, serviços de acesso à internet. Com a necessidade de veiculação de informações e novidades relacionadas à rede mundial de computadores, surgiu também o Portal de Notícias.

A Infonet foi o primeiro site de Sergipe a divulgar os resultados das eleições. Isso aconteceu em 1997, quando a empresa começou a consolidar sua atuação no desenvolvimento de sistemas web, através de uma parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) para o desenvolvimento de um dos primeiros internet bankings do país.

Em 1998, o portal divulgou, pela primeira vez, resultado do Vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), fato de grande relevância, já que, naquele tempo, a classificação era divulgada através de papeis colocados no mural da instituição.

No ano seguinte, a Infonet introduziu em seu conteúdo matérias especiais sobre São João e Imposto de Renda e passou a comercializar banners publicitários. Também foi lançado o serviço de construção e atualização de website aos seus clientes.

Em torno do ano 2000, vendo a dificuldade dos desenvolvedores de Software para construir sistemas utilizando as tecnologias de Internet, a Infonet decidiu construir uma plataforma de desenvolvimento de sistemas com foco em produtividade. Essa plataforma acabou servindo como base para o desenvolvimento de diversos sistemas em Sergipe e em outros locais do Brasil, como no Espírito Santo, no Distrito Federal e em São Paulo, tendo grandes empresas como clientes: Banese, Banco do Espírito Santo, Banco de Brasília, ABN Amro Bank, GBarbosa, Secretaria de Estado da Fazenda e Fanese, entre outras. No portal, o enfoque jornalístico foi ampliado, os espaços publicitários também ganharam destaque e foi iniciada a cobertura do Pré-Caju.

O serviço de acesso a internet banda larga (link dedicado) se fortaleceu em 2001 e proporcionou a seus clientes a opção de maior agilidade e velocidade no acesso a internet. A Infonet, mais uma vez em parceria com o Banese, desenvolveu um novo sistema de automação bancária revolucionária para a época, virando um case mundial no que se refere a servidores de aplicação interligados. Nesse período, o Portal Infonet começa a desenvolver hotsites de datas comemorativas.

A Infonet começa a oferecer serviços de Net Building,- serviço de banda larga para condomínios. Em 2002, com este serviço, o custo da banda larga diminuiu para os clientes. Nesta mesma época, o Portal começou a receber colunistas das mais diversas áreas e as contribuições dos seus textos.
O novo layout da Infonet foi modificado em 2005 e trouxe um foco maior para as notícias. O conteúdo jornalístico tornou-se ainda mais factual e dinâmico. Também foi lançada uma nova versão do iWorkplace, mais uma vez revolucionando o desenvolvimento para web.

Em 2008, o layout do portal foi novamente modificado. As editorias foram enxugadas, os espaços publicitários aumentaram e os Comentários e Classificados foram lançados. O Portal ampliou sua atuação como veículo de comunicação interagindo assiduamente com seus leitores. Também foram inseridos os infográficos.

De olho nas tecnologias, a Infonet criou em 2009 sua conta no twitter, espalhando em tempo real, e de forma objetiva, notícias publicadas no portal.

A empresa recebeu licença para operar em Telecomunicações e montou sua própria rede wireless em 2010. Com isso, os serviços de Net Building passaram a ser entregues diretamente da Infonet para o cliente. Vários outros serviços passaram a ser ofertados, a exemplo de interligação entre matriz e filiais através de VPLS.

Pioneira na tecnologia em Sergipe, a Infonet também deu um grande passo ao instalar uma torre na Zona de Expansão. A área, que antes era carente em serviços de informática, passou a ter a cobertura de internet ampliada.

Consolidada como referência no webjornalismo sergipano, a Infonet passou a oferecer um conteúdo mais dinâmico e interativo. Em 2011, novamente o Portal apareceu com novo layout, dando mais destaque às notícias, à publicidade, aos serviços e às seções de entretenimento.

Outro marco importante em 2001, foi a disponibilização do serviço de Cloud Computing ou Computação em Nuvem (CN), um conjunto de recursos virtuais que podem ser facilmente utilizados e acessados por usuários, como hardware, aplicativos e banco de dados, dispensando assim o uso de máquinas específicas para cada atividade dentro das empresas que utilizam algum destes serviços.

Neste período, os comentários no Portal passaram a ser autorizados automaticamente e os próprios leitores puderam decidir se suas postagens devem permanecer ou não. A página ainda ampliou a interatividade com os seus leitores por meio dos 'concordo' e 'discordo' nos comentários e das redes sociais. Também houve uma otimização para uso em celulares, tablets e demais aparelhos móveis.

As matérias especiais de Verão, Pré-Caju e Carnaval, que antes eram publicadas de forma separada, foram reunidas em um local só, o hotsite Verão Infonet. O conteúdo lançado em 2012, também envolvia as coberturas de Verão Sergipe e Projeto Verão, programação dos principais eventos da cidade, promoções e dicas de pontos turísticos.

Em 2013, a Infonet inovou mais uma vez e desenvolveu uma nova solução bancária contemplando os canais de atendimento ATM e Internet Banking, introduzindo uma nova arquitetura de sistemas que permite maior segurança e agilidade na disponibilização de novas transações, permitindo o monitoramento de todos os canais de forma pró-ativa, o agendamento de transações pelos clientes, contribuindo assim para ampliação de serviços e alavancagem de negócios.

Em 2014, o Portal Infonet usou o São João Infonet para introduzir as matérias de vídeos. No mesmo ano, a cobertura de vídeo foi ampliada para as notícias factuais. A maior competição de futebol do planeta, a Copa do Mundo, ganhou maior destaque no Portal Infonet.

A Infonet acompanhou de perto várias partidas da seleção brasileira, grandes clássicos e as surpresas do futebol mundial em todas as fases do torneio. Tudo foi retratado em um hotsite que trouxe galeria de fotos, tabela dos jogos, enquetes, histórico da seleção brasileira no mundial, lista de campeões, curiosidades, espaço para fotos dos torcedores e ainda o Blog da Copa, com análises e impressões do repórter sobre a maior competição do mundo.

Recentemente, em 2015, a Infonet criou uma conta no aplicativo whatsapp, ampliando, através deste novo canal, a colaboração dos leitores na redação. O Portal Infonet também ganhou um perfil no facebook. Com esta ferramenta, a notícia atingiu todos os tipos de público e os leitores ganharam mais um canal de contato com a redação.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/20anosinfonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário